História da Paróquia

 

No ano de 1914. O Arcebispo de São Paulo era Dom Duarte Leopoldo e Silva, que em 02 de fevereiro de 1914, criou e confiou à Congregação Salesiana uma nova paróquia, no populoso bairro do Bom Retiro. Foi justamente a paróquia que traz o belo nome de “Nossa Senhora Auxiliadora”, ao lado de cuja sede havia de surgir logo, quase contemporaneamente, o Instituto Dom Bosco (1919).

Durante vários anos, os atos paroquiais, como batizados e casamentos, eram feitos no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, e isto precisamente até o dia 26 de maio de 1918, quando se inaugurou a primitiva capela, adaptada um pouco às pressas: originariamente tinha sido depósito de garrafas. Essa capela ficava mais ou menos, no lugar onde agora se ergue o majestoso Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora.

O zeloso e popular Padre Domingos Minguzzi percorria continuamente sua extensa paróquia, visitava o seu povo, assistia os doentes, desdobrava-se em grande atividade.

Desde o início, entenderam os Salesianos que, ao lado da igreja paroquial a ser construída, deveria surgir também um estabelecimento de ensino de caráter popular. O Padre Pedro Rota era de opinião que se deveria fundar no Bom Retiro um instituto de ensino profissional, para beneficiar a juventude deste grande bairro operário.

A Congregação Salesiana comprou um terreno à rua Afonso Pena, esquina da rua Três Rios para nele construir a nova matriz. Por seu lado, a Prefeitura da Cidade de São Paulo, tendo na devida conta os benefícios que havia de trazer ao povo o instituto projetado, cedeu na forma de comodato, uma boa quadra de terreno ao lado, sito à Praça Visconde de Congonhas do Campo (atualmente Praça Cel. Fernando Prestes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário